Nesse antigo irei te ensinar a como vender com previsibilidade usando o marketing digital.
Já parou para pensar o que um certo evento que aconteceu entre 2020 e 2023, trouxe para o mundo?
Não posso citar nomes porque a plataforma pode atrapalhar um pouco a propagação do conteúdo.
Já refletiu no cenário se esse evento voltasse novamente, o que você faria de diferente? Se todos os estabelecimentos fechassem, como ficaria sua vida?
O que eu faria: Preciso estar preparado para sustentar minha família, que naquela época, era solteiro e hoje tenho minha mulher e um filho a caminho.
Como poderia fazer isso?
Com o mercado digital.
Legal, consigo trabalhar de casa para pagar as contas e usar o marketing digital para vender um produto ou serviço, ou seja, consigo “fazer dinheiro” e ter previsibilidade financeira.
Como isso acontece?
Existem vários caminhos, mas o principal deles e que comecei a trabalhar recentemente com ele é a produção de conteúdo.
Se algum evento similar acontecer novamente, as pessoas estarão sedentas por conteúdos bons porque é muito difícil ficar em casa sem fazer nada. O mercado digital terá uma injeção de adrenalina novamente.
Se você não é a pessoa que produz, provavelmente é quem consome. Aqui eu vou mostrar o outro lado da moeda. Mostrar o lado da pessoa que produz conteúdo e como você pode começar também.
Índice
1° Passo: Consumo de conteúdo
Se você quer construir um negócio sólido, você precisa estudar todos os dias.
Não sei você, mas eu sempre tive um bloqueio criativo para escrever. Desde a época do ensino médio, nunca fui muito bom com a escrita. Essa é uma habilidade muito importante que hoje em dia busco desenvolver.
O meu bloqueio criativo acontecia porque eu não estudava. Se você também passa por isso, o segredo é muito simples.
Você precisa:
- Ler bons livros.
- Comprar bons cursos.
- Assistir a bons vídeos no YouTube.
Faço isso há pelo menos 6 anos. Hoje tenho bagagem para escrever um artigo, gravar um vídeo ou ensinar algo a alguém.
Sugiro que você faça o mesmo.
O tempo que está perdendo no Instagram passando os Reels, poderia escrever um artigo como esse, gravar um vídeo e crescer o seu negócio.
Se a vida está corrida, tire pelo menos 30 minutos por dia para estudar e assistir alguma aula ou curso. Seu negócio cresce à medida em que você cresce.
E na internet seu trabalho é simples: se desenvolver para ajudar os outros a se desenvolverem.
Você encontra direção e, então, direciona seus seguidores e clientes.
2° Passo: Aplique e documente sua jornada
O passo 2 na realidade é a junção de dois passos. Aplicar o que aprendeu e documentar seus resultados.
Claro que isso pode ser um pouco diferente para cada segmento. Talvez você não vai documentar a sua jornada e sim a jornada do seu paciente, caso seja um médico obstetra, por exemplo.
Entenda que as pessoas compram de você por causa da sua perspectiva única de vida, ou seja, a maneira única de como você enxerga a vida.
Com certeza você tem boas histórias para contar de sua vida e uma habilidade que desenvolveu por anos ou que está desenvolvendo.
Aqui está um ponto importante:
- Fale sobre a sua jornada.
- Mostre o seu desenvolvimento.
- Ajude as pessoas a resolverem problemas com as habilidades que você possui.
Produzir conteúdo parece ser um bicho de 7 cabeças, mas na realidade é muito mais simples.
Vou te dar uma dica. Se você não tem nenhuma habilidade ou está completamente perdido, compre um curso ou acompanhe uma pessoa que será o seu mentor e se espelhe nele. Consuma o conteúdo, aplique e documente o que está aprendendo.
As pessoas gostam de prática e é isso que estou fazendo nesse momento.
Normalmente as pessoas querem resolver 4 grandes problemas:
- Dinheiro.
- Relacionamento
- Saúde
- Felicidade..
Resolva um desses 4 problemas com a habilidade que você possui e com certeza é questão de tempo para as vendas chegarem até você.
Como eu gosto de dividir os passos em tópicos, aqui vai mais um.
Criando seu negócio digital na prática:
- Escolha algo em que você é muito bom.
- Escolha um tópico do seu interesse.
- Combine os dois.
- Distribua seu conteúdo nas plataformas (Blog, YouTube, Instagram, e-mail..).
- Espere sua audiência crescer.
- Pergunte para seus seguidores o que eles querem que você venda.
A prática constante desses 6 passos te levará ao sucesso no digital. Esse é o segredo para vender com previsibilidade todos os dias e se destacar.
Se você não sabe algo que você é bom, aí está uma oportunidade de aprender a ser bom em algo.
Depois que decidiu sobre qual tema trabalhar, por favor, não perca muito tempo no primeiro passo, defina os tópicos que você possui interesse e coloque em prática.
Eu, por exemplo, gosto muito de falar sobre marketing, estratégias, vendas, dinheiro e política. Meu conteúdo terá esses temas como base.
Posso escrever diversas maneiras sobre o mesmo tópico, porque estudei muito sobre ele e hoje consigo enxergar ângulos diferentes sobre um tema específico. Isso só acontece nos tópicos que eu realmente estudei.
Sabe o que é melhor? Você não precisa de muito.
- 1 Funil de vendas.
- 1 Público.
- 1 Produto.
Isso é suficiente para te deixar milionário e viver 100% da internet.
Não esqueça, você precisa distribuir o conteúdo em diversas plataformas. Comece com 2, YouTube e Instagram são as mais interessantes.
Como tenho experiência com o digital, decidi começar com mais.
Minha estratégia é escrever um artigo de blog, simplificar ele em um e-mail, gravar um vídeo no YouTube e dividir ele entre vários carrosséis para postar no Instagram.

Para cada plataforma, você precisa desenvolver algumas habilidades operacionais. Isso vou falar em outro artigo.
Por isso sugiro você escolher apenas duas. Comece, aprenda e depois expanda para outros canais de vendas.
Perfeito, Jonathan, escolhi o segmento que vou focar, o tópico que tenho interesse e as plataformas que irei propagar o conteúdo… o que devo fazer agora? Ficarei milionário rápido?
Calma, jovem gafanhoto.
O caminho do digital é árduo e demora um pouco mais do que você imagina. Mesmo para as pessoas que já possuem uma boa bagagem fora do digital, como o Italo Marsili.
Se você não o conhece, sugiro pesquisar no Instagram e YouTube.
Voltando ao assunto, mesmo que você já tenha muita experiência igual a ele. Ainda tem o fator de tempo. As plataformas não entregam o conteúdo para milhares de pessoas do dia para noite.
Você precisa ter consistência e criar bons conteúdos.
Talvez você também tenha problemas de bloqueios criativos e não sabe o que criar toda semana.
Como não sofrer de bloqueio criativo
O segredo é ter uma única ideia e dizer ela de mil formas diferentes.
Você pode até pensar: Mas Jonathan, as pessoas vão se interessar em ler, escutar ou ver o mesmo conteúdo?
A resposta é SIM.
Dificilmente alguém assimila tudo na primeira vez que consome um conteúdo. Você já leu mais de uma vez o mesmo livro ou assistiu a um filme específico depois de muito tempo e teve uma percepção diferente dele?
Acontece a mesma coisa com a criação de conteúdo.
Você precisa desenvolver seu método e criar conteúdo baseado nele, explicando de maneiras e ângulos diferentes.
3° Passo: Desenvolva um ecossistema
Ao consumir, aplicar, documentar e criar conteúdo em diversas plataformas, você está desenvolvendo um ecossistema de conteúdos.
Quando você cria esse ecossistema, automaticamente as pessoas vão te pedir por conteúdos e produtos específicos.
A partir desse ponto, começa a ter uma via de mão dupla, ou seja, você vai perguntar para seus seguidores por DM, caixinha de perguntas, comentários… o que eles precisam.
Você não precisa de um produto para produzir conteúdo, precisa produzir conteúdo e esperar sua audiência te falar que produto criar.
Não esqueça, a pior coisa que existe é tentar ser um especialista em uma área que você não domina. Mentira tem perna curta e é muito difícil sustentar isso por longo prazo.
Minha sugestão é refletir sobre os problemas que já resolveu, as coisas que você sabe e o que gostaria de aprender.
Deixei de criar conteúdo por muito tempo porque não me achava bom o suficiente. Eu queria ser alguém que não era na frente da câmera e estar em um pedestal, como se fosse um grande mentor, mas na realidade era aluno.
As coisas vão acontecer naturalmente.
Fale das coisas que você já fez ou está fazendo agora. Sei que isso é redundante com as coisas que mencionei acima, porém preciso que você entenda muito bem que não precisa ser um mega mentor para ensinar o que já sabe ou documentar sua jornada.
Visão de longo prazo
Não existe uma jornada rápida no digital. Você até pode acertar de primeira, mas isso não é regra.
Se deseja vender realmente com previsibilidade e crescer no mercado digital, é necessário criar conteúdo.
Qual a frequência? Tudo depende do lugar e da velocidade que deseja chegar.
Criar conteúdo todos os dias vai te ajudar a errar mais rápido e, por consequência, acerta mais rápido.
Você precisa ter constância, porque a percepção que as pessoas vão construir de você é consequência de meses de conteúdo.
Resumo das principais ideias
Passo 01
- Consuma conteúdo de qualidade diariamente para desenvolver habilidades e conhecimento.
- Aplique o conhecimento adquirido e documente a jornada, compartilhando experiências únicas.
- Focar em resolver problemas relacionados a dinheiro, relacionamento, saúde ou felicidade
Passo 02
- Escolha um tópico de interesse combinado com uma habilidade. Distribua o conteúdo em plataformas e cresça sua audiência.
- Concentre-se em um funil de vendas, um público-alvo e um produto.
- Desenvolva um ecossistema de conteúdo em várias plataformas para criar a via de mão dupla.
Passo 03
- Supere o bloqueio criativo repetindo a mesma ideia de formas diferentes.
- Mantenha consistência na criação de conteúdo, visando resultados a longo prazo.